#Formação
Tenho que participar de duas missas neste domingo, 24 de dezembro?
Véspera de Natal e 4º Domingo do Advento, são as duas celebrações eucarísticas que coincidiram neste domingo, 24 de dezembro. Entenda o que a Igreja orienta.
Foto: Rede RessuPlay de Comunicação - Celebração do Natal 23/12/2022
No próximo domingo, dia 24 de dezembro, além de ser a Véspera de Natal é também o 4º domingo do Advento. A coincidência das duas datas gera um questionamento sobre a participação das Celebrações Eucarísticas do dia: “Tenho que participar de duas missas neste Domingo para cumprir o preceito?” Ou ainda se participar apenas da Missa do domingo à noite é suficiente.
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica o domingo deve ser guardado por toda a Igreja como dia de preceito por excelência.
“A celebração dominical do Dia e da Eucaristia do Senhor está no coração da vida da Igreja. ‘O domingo, dia em que por tradição apostólica se celebra o Mistério Pascal, deve ser guardado em toda a Igreja como dia de festa de preceito por excelência.’ Devem ser guardados igualmente o dia do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Epifania, da Ascensão e do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, de Santa Maria, Mãe de Deus, de sua Imaculada Conceição e Assunção, de São José, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e, por fim, de Todos os Santos.” (CIC. 2177).
Desse modo, a liturgia eucarística do quarto do domingo do Advento e do Natal são diferentes mas igualmente importantes, por isso o Catecismo ainda apresenta uma proposta que pode ser útil. “Satisfaz ao preceito de participar da missa quem assiste à missa celebrada segundo o rito católico no próprio dia de festa ou à tarde do dia anterior.”
Em entrevista cedida ao site oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, Dom Armando Bucciol, orienta como os fiéis devem proceder:
“Cada um, cada uma, faça o possível para participar no sábado à noite ou no domingo pela manhã da missa do 4º domingo do Advento, para participar também da Missa da noite do Natal e/ou do dia de Natal, que tem as duas celebrações características litúrgicas e espirituais próprias. Esse é o ideal que todo cristão católico é convidado a viver”.
Fonte: Com. Shalom