Ressurreição
Celebração da Ceia do Senhor (Lava Pés), marca início do Tríduo Pascal na Ressu
Nesta quinta-feira, após a celebração da Ceia do Senhor, Nós católicos devemos iniciar um período de recolhimento. Ele faz memória de quando Jesus Cristo foi entregue aos guardas, após cear com seus discípulos.
Celebração da Ceia do Senhor AO VIVO. Assista!
A Paróquia da Ressurreição (EQNN 05/07 Ceilândia Norte), celebrou na noite desta Quinta-Feira Santa, a tradicional Missa da Ceia do Senhor, sem a cerimônia do Lava-Pés. A Paróquia foi ocupada pelos fieis que retiraram suas senhas online e na secretaria paroquial durante a semana. Devido a pandemia do coronavírus, foi necessário reduzir capacidade de fieis dentro do templo.
A missa foi presidida pelo pároco, Pe. Angelotto e como manda a tradição católica, fez memória da última ceia realizada por Jesus com os seus discípulos. Naquela ocasião, Cristo instituiu a Eucaristia, sua presença real no pão, que se transforma em seu corpo, e no vinho, que se transforma em seu sangue. As espécies eucarísticas são comungadas até hoje pelos católicos em toda missa como sinal de aliança com Jesus até a sua volta. Este ano, não tivemos no final da celebração a tradicional apresentação da Via Sacra, conduzida pelos jovens do Grupo de Teatro de Corpo e Alma em Cristo. A meditação da paixão e morte de Cristo será realizada nesta sexta-feira (19) após a celebração da Cruz, que se iniciará às 15h na Matriz e às 17h30 na Capela do Divino somente na RessuTV.
A bíblia também conta que, naquela noite, após a ceia, Jesus lavou os pés dos 12 discípulos, dando a eles o exemplo de fé e humildade uns com os outros. “Por isso que repetimos o gesto de Jesus na noite de Quinta-Feira Santa”, explica o pároco; porém, por determinação da arquidiocese, esse rito foi omitido.
O silêncio e recolhimento:
Nesta quinta-feira (01), após a celebração da noite, os católicos em todo o mundo iniciam um período de recolhimento. Eles fazem memória de quando Jesus Cristo foi entregue aos guardas, após cear com seus discípulos. Começaram os momentos de sofrimento de Jesus até a sua crucificação e morte, rememorada pelos cristãos nesta Sexta-Feira Santa. O período de recolhimento e silêncio só é quebrado a partir das 18h da noite do Sábado Santo (03), quando a igreja canta solenemente o glória na Vigília de Páscoa, celebrando a ressurreição de Cristo.
Em sua homilia desta quinta-feira (01), padre Angelotto destacou a importância de NÃO sermos escravos dos nossos próprios pecados e que devemos sempre buscar a confissão. Veja um trecho no vídeo abaixo.
Semana Santa:
O ponto alto da Semana Santa é no Domingo de Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Cristo. “A Igreja não reconhece a Páscoa com ovos de chocolate e coelhos. Isso é uma criação do homem. Este é um momento de renovação da fé”, ensina o nosso Santo Padre, Papa Francisco. No domingo de páscoa, todas as celebrações em nossa Paróquia serão em seu horário normal (acesse a programação). Após o domingo de páscoa, iniciamos a semana do nosso padroeiro.
#OlhaOTbtAê! Fotinhas da última Via Sacra da Ressu, aaaah que saudades, né?
- Aproveita e cola no #FeedEspecial e se liga no PodCast nosso de toda quinta. O papo é exclusivo sobre a Semana Santa; vem que a #RessuPlayTáON. Ouça aê!
Por: Matheus Gomes em 01/04/2021.
Conheça a: